domingo, 4 de dezembro de 2011

A importância da leitura

Imagem Bebê Livro, Fonte Google

Já vou deixar bem avisado que eu mesmo não leio quase nada e não gosto desse tipo de pessoa que lê meia dúzia de livros e se acha culto, ou lê só pra aparecer.

Como todos sempre falam, o incentivo pela leitura começa desde cedo, mas eu acho que as escolas no Brasil não estão preparadas para isso. Poxa, eu acho certo incentivar os autores brasileiros, só que crianças não gostam de Machado de Assis, João Guimarães Rosa, Mario Quintana entre outros. Não que esses citados sejam ruins a quem gosta. Crianças gostam de aventuras, fantasia, algo que as façam terem o gosto pela leitura.
A abordagem usada nas escolas é errada, na minha opinião, ao invés dos professores ficarem obrigando os alunos a ler, eles deveriam fazer com que as crianças fiquem curiosas para ler. Por exemplo, pra quem gosta de Harry Potter, nos livros conta um monte de coisas a mais, que vocês só vão saber se ler. É esse o tipo de leitura que atrai as crianças.

Nerds normalmente leem bastante, porque começaram desde cedo com quadrinhos e coisas do tipo. Eu mesmo, só lia duas coisas quando criança, quadrinhos e playboy. Esse segundo com muito conteúdo. Hoje em dia gosto de ler mangá e recomendo o D.Gray-Man e o Hajime no Ippo.

Bem, deixem ideias de como incentivar a leitura no Brasil.


11 comentários:

  1. LER É REALMENTE MUITO BOM

    ResponderExcluir
  2. quanto mas vc ler mais aprende a escrever!!!

    ResponderExcluir
  3. eu gosto de ler, principalmente livros de romances eu viajo imagino como a protagonista e tals, ler tambem é um exercicio. Eduarda

    ResponderExcluir
  4. Bom, concordo que a leitura deve ser incentivada, mais cada coisa no seu tempo, como tu falou nenhuma criança vai ler as obras do Machado de Assis, mesmo porque precisa de certas coisas pra entender. Mas, Monteiro Lobato dá. O governo deveria pegar "novos talentos" sabe ? Pessoas que gostem de escrever e publicar os livros e distribuir. Quando eu era criança, eu ganhei uns livros na escola mais não me interessei em ler, pareciam chatos, eram umas obras de teatro e umas histórias estranhas. E agora pensando acho que o gosto pra leitura independe da idade, só que se os pais ajudassem né, seria bem melhor. Acho que todo mundo devia fazer alguma coisa, a internet tá aí. Ah tem várias maneiras, eu particularmente amo muito ler, gosto de aprender coisas novas.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de ler, e só leio bastante pq quando era mais novo gostava muito de quadrinhos, gibis! Daí acostumei a ler, e gosto muito pois treina imaginação e tem muita coisa a aprender com livros!

    ResponderExcluir
  6. Sim, concordo com todos, a leitura pra quem escreve ajuda muito, e me desculpa por não ter lembrado do Monteiro Lobato, acho que as aventuras do sitio é um bom começo mesmo.
    Sem duvida devia haver um apoio a novos autores, o Brasil esta carente de boas novidades!!!

    ResponderExcluir
  7. eu comecei lendo, ruth rocha,poema,coleção vagalume, e depois a minha coleção mais preferida mesmo foi o senhor dos anéis...o hobbit, e só li machado de assis por obrigação,pra ser sincera.

    ResponderExcluir
  8. Então acho que os autores brasileiros clássicos por assim dizer são muito pesados pras crianças.

    ResponderExcluir
  9. Ler é muito bom,no meu caso comecei lendo gibi da Barbie...kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Gosto de Livros baseados em fatos reais, Diário de Anne Frank, por exemplo. Mas o meu e escritor favorito é George Orwell, difícil escolher 1984 e Revolução dos bichos.

    ResponderExcluir
  11. Cara uma das suas melhores crityicas, mas discordo qto ao falar dos grandes nomes da LITERATURA MSM, sim, n são a nivel de crianças, nem deveriam ser tão ressaltados digamos no primario, apenas partes, mas li livros de nomes q vc citou q me fizeram viajar, Harry Potter msm internado no hospital sem o q fazer, n me senti bem ao ler, n q seja a linguagem, pq li vartios tipos, e n sou nerd e tenho coleção de quadrinhos e tb playboys como vc disse ( e playboy alem das mulheres tem entrevistas otimas), mas vc se superou, gostei mt da sua critica, mostrou seu lado, e teve coragem de mecher com nomes q idolatro e todos idolatram ( tipo machado de assis), falta mt slivros pra serem citados, como os de Joistem Garrder, ( mundo de Sofia e Cia) o Pequeno principe, O senhor dos aneis, etc, ja q vc quer se referir a autores internacionais, mas os brasileiros sao fodas tb, e mt.. parqabens pela critica....

    ResponderExcluir